Quantos megapixels tem o olho humano?

Curiosidades - Megapixels do olho Humano

megapixels do olho humano





A primeira coisa que muitos fazem ao procurar uma câmera para comprar é observar a qualidade de resolução que ela oferece. Essa é uma característica comum a coisas capazes de captar imagens, inclusive os nossos olhos. E aí fica a pergunta: qual é a resolução deles?




Nosso olho não funciona exatamente como uma câmera, mas dá para dizer que a resolução máxima que ele alcança é próxima de 250 megapixels. 

A câmera digital cria arquivos de imagem compostos de milhões de pontos. Cada ponto é um pixel e, para a câmera registrá-lo no seu "negativo" - o CCD (dispositivo de carga acoplada) -, entra em ação o photosite, o componente fotossensível das câmeras digitais. Ou seja: uma câmera que usa 1 milhão de photosites registra 1 milhão de pixels, ou 1 megapixel.



No olho humano, o papel do photosite é desempenhado por cones e bastonetes, dois tipos de células fotossensíveis distribuídos ao longo da retina. Nos dois olhos temos cerca de 250 milhões dessas células e, portanto, podemos captar 250 milhões de pontos luminosos. Ou 250 megapixels. Mas, na prática, a coisa não é tão simples.

Não é tão simples mesmo, no vídeo o caro colega deixou de fora o mais importante, o movimento dos olhos. Cada um pode se mover horizontalmente uma média de 120 graus e, na vertical, uma média de 60 graus. Segundo Clarkvision cada pixel é cerca de 0,3 arcmin (minuto sexagesimal ou de arco), e depois de algumas operações matemáticas que incluem o movimento médio em graus de em cada olho, e minutos de arco, podemos concluir que os olhos humanos têm em torno de 576 megapixels de resolução.


A câmera mais avançada do planeta, a Dark Energy Camera feita pelo Fermilab, é de 570 megapixels e, se algo é certo, é que não é tão complexa como o olho humano.


Batavia, Illinois (STMW) - o mais novo instrumento do Fermilab, a câmera de energia escura, oferece uma visão única para o cosmos.
Em cada instantâneo é preciso, mais de 1.000 galáxias até 8 bilhões de anos-luz de distância são revelados, o Aurora Beacon-News relatórios

A Dark Energy Survey, um projeto que busca compreender algumas das questões mais fundamentais do universo, apontando uma das câmeras mais poderosas do mundo para o céu, lançou oficialmente.


A câmera de 570 megapixel, feito de cinco lentes formadas precisamente, o maior até um estaleiro de diâmetro, foi construída no Fermilab e montado acima de um telescópio no Cerro Tololo 
Observatório Interamericano de a National Science Foundation na Cordilheira dos Andes, no Chile.





Comentários