CurioMystery em HOJE NA HISTÓRIA 21 de Setembro







CurioMystery em HOJE NA HISTÓRIA 21 de Setembro

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes;
- Dia da Árvore.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes




 Foi instituído pelo movimento social em Encontro 

 Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. 
 Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade 
 com a primavera e o dia da árvore numa 
 representação do nascimento das reivindicações de 
 cidadania e participação plena em igualdade de 
 condições. A data foi oficializada através da Lei 
 Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.


Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais destacamos algumas:
Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.

Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.

Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais para os Surdos
Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.

Em 1776 Grande Incêndio de Nova Iorque


Quadro retratando o Grande Incêndio de Nova Iorque de 1776

O Grande Incêndio de Nova Iorque foi uma ocorrência devastadora que afetou a cidade de Nova Iorque na madrugada de 21 de setembro de 1776. 

Estima-se que esse incêndio tenha destruído entre 10 a 25 porcento das estruturas da cidade.



Este mapa de 1776 mostra as áreas afetadas pelo incêndio (demarcadas em vermelho)
De acordo com relatos de testemunhas, o incêndio teria começado em uma taverna, na madrugada de 21 de setembro de 1776.

Alimentado pelas estruturas de madeira e intensificado pelo tempo seco e fortes ventos, as chamas iniciadas na zona oeste rapidamente se espalharam para os setores ao norte do município.

O fogo cruzou a Broadway nas proximidades da Beaver Street, destruindo residências e prédios comerciais.

O Incêndio perdurou ao longo do dia, até ser contido pela população, com auxílio de mudanças nas direções dos ventos.

Mapa da área Afetada



Dentre os prédios destruídos pelo fogo estava a Igreja da Trindade que posteriormente foi reconstruída, e atualmente é um dos pontos turísticos mais famosos da região da Wall Street.








Em 1863 - A independência da Argentina é reconhecida por Espanha.

  


Argentina, oficialmente República Argentina.
É o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

A área continental da Argentina está entre a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com o Paraguai e Bolívia ao norte, com o Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico, mesmo após todas as reivindicações terem sido suspensas pelo Tratado da Antártida de 1961. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas (em espanhol: Islas Malvinas) e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.



O mais antigo registro de presença humana na área atualmente conhecida como Argentina é datado do período paleolítico.

A colonização espanhola iniciou-se em 1512. A Argentina emergiu como o Estado sucessor do Vice-Reino do Rio da Prata, uma colônia espanhola fundada em 1776.

A declaração e a luta pela independência (1810–1818) foi seguida por uma longa guerra civil, que durou até 1861 e terminou com a reorganização do país como uma federação de províncias, com a cidade de Buenos Aires como capital. 

Durante a segunda metade do século XX, a Argentina enfrentou vários golpes militares e períodos de instabilidade política, juntamente com crises econômicas periódicas que contiveram seu pleno desenvolvimento econômico e social.

Uma potência média reconhecida, a Argentina é uma das maiores economias da América do Sul, com uma classificação muito alta no Índice de Desenvolvimento Humano.

Na América Latina, a Argentina possui o quinto maior PIB per capita (nominal) e o maior PIB per capita em paridade do poder de compra. Analistas argumentam que o país tem uma base "para o crescimento futuro, devido ao tamanho do seu mercado, níveis de investimento direto estrangeiro e o percentual de exportações de alta tecnologia como parte do total bens manufaturados" e é classificado pelos investidores como uma economia emergente. 

A Argentina é um membro fundador da Organização das Nações Unidas, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas e da Organização Mundial do Comércio e continua sendo um dos G20.

Em 1912 Houdini faz a primeira apresentação do seu truque “De cabeça para baixo”


 No dia 21 de setembro de 1912,  Harry 
 Houdini, um dos mais famosos ilusionistas 
 da história, fazia a sua primeira 
 apresentação do famoso show “Cela 
 Chinesa de Tortura na Água” ou “Cela de 
 Tortura na Água”. O espetáculo aconteceu 
 no Circo Busch, em Berlim, na Alemanha. 
 Houdini, no entanto, gostava de chamar a 
 apresentação de maneira mais simples: “
 "De cabeça para baixo” (em inglês Upside 
 Down ou pela sigla USD).



Na performance, os pés de Houdini eram trancados em um bloco, e o escapista era baixado de cabeça para baixo em um tanque cheio de água. A cela, de mogno e de metal, possuía uma frente de vidro, que permitia ao público observar claramente Houdini. No entanto, no ponto da apresentação, uma cortina ocultava sua fuga. Houdini obteve os direitos autorais deste espetáculo, que foi apresentado até o ano de sua morte, em 1926.
Nascido em 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, Ehrich Weiss, mais conhecido pelo nome artístico de Harry Houdini, ficou particularmente conhecido pela sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outros tipos de trancas, dentro de caixas e tanques fechados tanto dentro quanto fora da água. Houdini, que havia migrado com a família ainda pequeno para os Estados Unidos, alcançou enorme sucesso. Além de sua habilidade para escapar de correntes, ele também ficava vários minutos dentro da água sem respirar.

Sua morte, contudo, aconteceu justamente em função de suas virtudes, após apresentar um número de sua "incrível resistência torácica", para estudantes em Montreal, no Canadá. Ele foi golpeado por um dos estudantes, um boxeador amador, quando ainda não estava com os seus músculos preparados. Os golpes romperam o apêndice de Houdini que, uma semana depois, morreu em um hospital de Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos.

Em 1930 É inventado o Flash Fotográfico


O flash fotográfico é um dispositivo que atua como fonte de luz artificial para iluminar cenas em fotografia. Foi inventado por Johann Ostermeyer, em 21 de setembro de 1930. 

É utilizado, sobretudo, quando a luz existente não é suficiente para tomar a imagem instantânea com uma exposição determinada, tendo também outro usos.

O flash é uma fonte de luz intensa e forte, que geralmente abrange pouca distância e é transportável. Existem vários tipos de flashes: O flash de lâmpada, que na atualidade caiu em desuso, sobretudo porque era preciso trocar a lâmpada depois de cada disparo.

O flash eletrônico, que é instantâneo e deve estar bem sincronizado com a abertura do diafragma. O flash estroboscópico, eletrônico ou múltiplo, que, em vez de emitir um só fecho de luz, emite vários. Se uma pessoa está sobre um fundo escuro e se move, obteremos uma imagem em movimento e o flash nestes casos é o flash por simpatia que se usa nos estúdios fotográficos. Consiste na utilização de vários flashes, que funcionam em uníssono por "simpatia". Quando se dispara um, o resto detecta a luz e também dispara.


Em 1947 – Nasce Stephen King, o mestre do terror moderno



 Conhecido no mundo inteiro por seus livros 
 de terror, o escritor norte-americano 
 Stephen King nasceu em Portland, Maine, 
 em 21 de setembro de 1947. Em sua 
 carreira de sucesso, já teve mais de 20 
 obras adaptadas para o cinema. Entre 
 seus livros, destacam-se Carrie, A 
 Estranha; O Iluminado; Christine; À 
 Espera de um Milagre; O Apanhador de 
 Sonhos; e It: A Coisa. O autor também já 

escreveu roteiros para várias séries na televisão.

Assim como seus livros, a vida de King é cheia de reviravoltas. Ele foi abandonado pelo pai quando tinha dois anos, e sua mãe lutou para sustentar seus dois filhos. Ele era doente quando criança e desenvolveu um amor pelos livros. King estudou inglês na Universidade do Maine, onde conheceu sua esposa, Tabitha.

Após a faculdade, o casal vivia em um trailer enquanto King dava aulas, trabalhava em uma lavanderia e escrevia quatro romances, todos rejeitados. Desanimado, desistiu de seu quinto livro até que sua esposa o incentivou a tentar novamente. Em 1973, recebeu US$ 2.500 pelo livro Carrie, A Estranha. Poucos meses depois, ganhou US$ 420 mil pelos direitos da obra. O livro foi um sucesso de vendas, assim como seus romances subsequentes.

Apesar do sucesso, King teve que lutar contra seus próprios demônios. Na década de 80, ele se juntou aos Alcoólicos Anônimos e lutou contra o vício em cocaína. Em junho de 1999, ele estava passeando perto de sua casa, em Maine, quando foi gravemente atingido por um furgão desgovernado. King ficou gravemente ferido. Passou por operações nos quadris, pelve e costelas. 

Enquanto isso, conseguiu escrever uma novela, vários contos e um livro de memórias. Apesar dos obstáculos, nunca parou com sua atividade de escritor.  


Fontes: http://seuhistory.com
                http://www.drsandro.org/datas-comemorativas

              http://www.trinitywallstreet.org/history/



Comentários