CurioMystery em HOJE NA HISTÓRIA 26 de Setembro (Novo Formato)









HOJE NA HISTÓRIA 26 de Setembro

 Comemora-se hoje no Brasil:

  • Dia do Primos
  • Dia Interamericano das Relações Públicas
  • Dia Nacional dos Surdos 

Dia dos Primos 


É comemorado anualmente no Brasil. A data tem o objetivo de homenagear um dos últimos graus de parentesco de uma família, os primos.

Para o Direito, os primos são considerados parentes colaterais de quarto grau, ou seja, não possuem relações familiares diretas, mas os seus descendentes se cruzam. De acordo com o parentesco colateral, todo o primo é de quarto grau.

Ao contrário do que muitos pensam, não existem primos de "segundo grau" ou "terceiro grau". Ou seja, a partir de um ponto de visto jurídico, os filhos dos nossos primos já não são considerados membros da família, apenas, claro, por consideração e afeto. A origem do Dia dos Primos é incerta, com poucas fontes de informações sobre a sua história.
 

O Dia Interamericano das Relações Públicas.


Um Relações Públicas pode trabalhar em diversas áreas, como na gestão de comunicação de determinada organização, na assessoria de imprensa, na organização de eventos, e etc.



Esta data é uma homenagem a iniciativa que culminou na criação da FIARP (Federação Interamericana de Relações Públicas). Em 26 de setembro de 1960, Dom Federico Sánchez Fogarty reuniu diversas associações de profissionais de Relações Públicas, com a proposta de dar uma resposta efetiva aos novos desafios de comunicação da época, naquilo que ficou conhecido como a 1ª Conferência Interamericana de Relações Públicas.



Em 1985, a FIARP se transformou na Confederação Interamericana de Relações Públicas – CONFIARP, após decisão tomada em reunião feita em Assunção, no Paraguai.
 

O Dia Nacional dos Surdos




O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.



Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem a criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).



Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.



Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.



Ver também: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.



O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda.



A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.















Por que ganhamos doces no dia de Cosme e Damião ?




Saquinhos de doces recheados de balas, chocolates e outras tantas iguarias feitas de açúcar fazem a alegria de crianças em todo o país no dia 26 de setembro. Trata-se do dia de Cosme e Damião, em que a brincadeira preferida dos pequenos é sair às ruas em busca das guloseimas. 

A tradição remete a origens religiosas e, dependendo da crença, ganha um novo significado.



Segundo o catolicismo, Cosme e Damião são santos e mártires do Império Romano no século IV. Em 26 de setembro, lembra-se o martírio dos irmãos na Síria, em perseguição, quando teriam sido decaptados.




Segundo a tradição católica São Cosme e São Damião eram irmãos médicos que curavam, gratuitamente, pessoas e animais. Em suas ações de caridade e evangelização, distribuíam doces a crianças o que marcou a figura da dupla.



“Para o catolicismo, o Dia de São Cosme e São Damião é uma festa litúrgica, de celebração dos santos. Não há qualquer referência ou obrigatoriedade de se distribuir doces. Mas, se as pessoas encaram de maneira católica essa tradição e querem repetir os gestos dos santos de distribuir doces, por pura caridade, não há problemas”, explica o professor de História da Igreja, do Instituto de Teologia Bento XVI, Felipe Aquino. “A comemoração católica tradicional lembra os santos, celebra São Cosme e São Damião no Evangelho e pede a interseção dos mesmos, junto aos que tem fé”, complementa Aquino.



Agora vocês sabiam sobre A Verdadeira História de Cosme e Damião.


Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.


Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.


Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro".

A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado, para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Seus corações ardiam por ganhar vidas, e nisto se envolveram através da prática da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte.


Também preocupavam-se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da glória de Deus em Seus filhos” (Romanos 8.18:19).


Manifestaram Autoridade do Alto, pregando o Evangelho com sinais e prodígios. Sua linguagem e sua pregação “não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de Poder” (ICo 2.4). Desta forma, conseguiram plantar a semente da salvação em muitos corações, colhendo inúmeras conversões a JESUS. 

Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.


Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades
Imperador Diocleciano
locais da época, quando o Imperador romano Diocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano.


Por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. 

Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".


Eles conheceram os princípios da fé cristã quando ainda eram crianças, e por isso recusaram-se a adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem duramente castigados. Ante o governador Lísias, ousaram declarar que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.


Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos. E assim, Cosme e Damião foram martirizados. 


Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria ao seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. 

Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. 

A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.


Os nomes de Cosme e Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no mundo inteiro. Até hoje, os gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha e Portugal. Além disso, são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.


Aqui no Brasil, a idolatria uniu-se à feitiçaria. A devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana yorubá. Cosme e Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27 de setembro, quando crianças saem aos bandos, pedindo doces e esmolas em nome dos santos.


Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Na festa da tradições afro, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.


Triste é ver a total profanação dos Princípios Eternos pelos quais os gêmeos árabes morreram. Nunca Cosme de Damião deram-se aos ídolos e jamais praticaram magia ou ocultismo, embora tenham sido acusados de fazê-lo. Mas o pecado do homem e a maldade de Satanás, que distorce os padrões do SENHOR, fazem com que o engano se propague por gerações, através dos séculos, tornando o mal uma tradição cultural. Eles foram cristãos fiéis até o fim amaram o SENHOR sem medida e sem restrições manifestaram JESUS em suas vidas diárias e assim, ganharam inúmeras almas ao SENHOR, através do Amor e da Pregação.



Conheça a nova geração de super-heróis russos que virou febre mundial




Três homens e uma mulher se ofereceram como voluntários para um programa secreto que
acabaria modificando seu DNA: assim nasciam os heróis de "Guardians".

O teaser do filme russo “Zasсhítniki” (Guardians/The Defenders/Os Defensores) bem que poderia ser uma história da DC Comics ou Marvel. A produção foi além das fronteiras locais e inundou as redes sociais do ocidente, e o teaser já foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas em apenas seis dias. Durante a Guerra Fria, na então União Soviética, três homens e uma mulher se ofereceram voluntariamente a um projeto que acabou por submetê-los obrigatoriamente a uma modificação genética. No entanto, as mutações do DNA geraram poderes sobre-humanos - veja o vídeo no final do texto.

Após a dissolução da União Soviética, os quatro mutantes se uniram para lutar contra uma força sobrenatural, que ameaça a nova Rússia. Com direção de Sarik Andreasyan, o longa Guardians estreia na Rússia dia 23 de fevereiro de 2017. Abaixo, apresentamos a vocês a nova geração de super-heróis russos:

Arsus – O homem-besta. Arsus pode se transformar em um urso e carrega uma metralhadora nas costas. É leal e decidido. Na sua forma animal, é capaz de trucidar o inimigo.
 






Xenia – A mulher-água. É flexível, ágil e resistente. Tem a habilidade de desaparecer na água e nela se deslocar a qualquer distância. Não sente a diferença de temperatura e pode ficar em qualquer ambiente sem ar.
 





Ler – O homem-terra. Ler é capaz de controlar as pedras e o chão. Pode fazer rochas a partir do pó, impedir demolições e mover montanhas.
 




Khan – O homem-vento. Domina magistralmente todos os tipos de armas brancas e diferentes artes marciais. É capaz de se deslocar a velocidades inacreditáveis.





                                     Necessário ativar a legenda em Português















Em  26-09-1909 foi fundado o cinema mais antigo do mundo.

No dia 26 de setembro de 1909 era fundando, na fronteira entre a Alemanha e a Polônia, o cinema mais antigo do mundo, o Kino Pionier (Cine Pioneiro). 

De início chamado Helios, ele foi fundado por Albert Pitzke. De acordo com jornais da época, o cinema oferecia “um programa sensacional e excelentes filmes contemporâneos”. 

Na sua estreia, três filmes foram exibidos: Der Kampf um den Glauben, Pick und Pock e Die Smaragdküste der Bretagne. 

Atualmente, a programação consiste em filmes poloneses e também grandes apostas internacionais.





Em  26-09-1960 Fidel Castro anuncia apoio de Cuba à URSS


Em um dia como este, no ano de 1960, o líder cubano Fidel Castro fez um duro ataque
contra o que ele chamou "agressão " e " imperialismo" dos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. 

Por mais de quatro horas, Castro criticou a política dos EUA em relação a Cuba e outros países da América Latina, Ásia e África. Os Estados Unidos, declarou ele, "tinham decretado a destruição " de seu governo revolucionário.



A chegada de Castro a Nova York foi impactante. Ele se sentiu ofendido pela atitude do hotel Shelburne Hotel e, tanto ele como sua comitiva, ficaram num hotel barato, o Hotel Theresa, na área pobre de Harlem, onde encontrou figuras contra o poder estabelecido como Malcolm X. 

Fidel também foi visitado pelo premiê soviético Nikita Khruschev. Os dois líderes destacaram publicamente a pobreza enfrentada pelos cidadãos norte-americanos em áreas como Harlem. Fidel definiu Nova York como uma "cidade de perseguição" contra os americanos negros e pobres. 

As relações, evidentemente, eram próximas entre Castro e Khrushchev. Embora Castro tenha negado publicamente ser um socialista, Khrushchev informou sua comitiva que o cubano se tornaria "um farol do socialismo na América Latina".



Em uma parte do seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Fidel falou sobre a sua decisão de fazer acordos comerciais com a União Soviética: "Queríamos vender os nossos produtos e fomos em busca de novos mercados. 

Nós assinamos um tratado de comércio com a União Soviética, em que gostaríamos de vender um milhão de toneladas de açúcar e iríamos comprar uma certa quantidade de produtos soviéticos. Certamente, ninguém pode dizer que este é um procedimento incorreto. 

Pode haver alguns que não fariam tal coisa porque pode desagradar certos interesses. Nós, realmente, não temos que pedir permissão para ninguém para assinar um tratado de comércio com a União Soviética porque nos consideramos, continuamos a nos considerar e vamos sempre nos considerar um país verdadeiramente independente e livre".





Fontes: www.amambainoticias.com.br


              http://www.ebc.com.br/
              http://seuhistory.com

 

 

Comentários