CurioMystery em HOJE NA HISTÓRIA 29 de Setembro








HOJE NA HISTÓRIA 29 de Setembro



Comemora-se hoje:


  • Dia Mundial do Petróleo 
  • Dia do Policial Civil 
  • Dia dos três Arcanjos: São Gabriel, São Miguel e São Rafael


29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo

O Dia Mundial do Petróleo, comemorado em 29 de setembro, foi criado para destacar a importância de um dos principais recursos naturais do planeta na atualidade.


A palavra petróleo vem do latim, sendo a junção de dois termos: Petra(pedra) e Oleum (óleo), mas também ficou também conhecido como ouro negro.
O petróleo é um óleo natural composto de hidrocarbonetos, formado dentro das rochas sedimentares. Esse processo é possível em decorrência dos fatos da nossa história, como a formação das rochas sedimentares – através da erosão da crosta terrestre – e pelo acúmulo dos restos orgânicos, advindos de destroços vegetais e animais, alojados no fundo do mar há milhões de anos, que se transformaram em petróleo.
A formação de uma jazida acontece porque o petróleo vaza pelos poros de uma rocha, alojando-se em outra pedra que o faz prisioneiro, acumulando-o em grandes quantidades. Uma jazida pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se formar.
O primeiro poço de petróleo foi encontrado nos Estados Unidos, no estado da Pensilvânia, no ano de 1859, por um maquinista aposentado, Edwin Drake. Mas registros históricos mostram que o produto era utilizado para embalsamar os faraós do Egito Antigo.
Em virtude de sua importância para a vida do homem e de seu alto valor de custo, o petróleo tornou-se motivo de grandes conflitos mundiais, como a Guerra do Golfo, em 1990, onde o Kuwait fora invadido pelo Iraque, na tentativa de apoderar-se de suas jazidas.
Na verdade, várias guerras no Oriente Médio tiveram o petróleo como fonte de inspiração, ou seja, a luta entre homens pela conquista de maiores riquezas. Por esse motivo tivemos ainda as guerras Yom Kippur (1973), Iram e Iraque, que durou cerca de oito anos (1980 a 1988), além das invasões estadunidenses no Iraque (2003) e no Afeganistão (2001).
Isso acontece porque a região possui cerca, de 65% da reserva mundial de petróleo, seguida pela Venezuela, Rússia, Estados Unidos, Líbia, México, Nigéria, Argélia e restante do mundo.
No Brasil, a maior indústria petrolífera é a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), criada no dia 03 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas. A indústria é responsável pela extração e refino do produto, além dos seus derivados. A especialidade da empresa é a exploração do petróleo em alto mar, em áreas bem profundas.
As plataformas brasileiras montadas em alto mar se dividem em dois grupos: da perfuração e da produção, sendo que essa se divide em fixas ou flutuantes, dependendo da profundidade em que o petróleo é encontrado.
A descoberta de petróleo na camada pré-sal, localizada a 7 mil metros abaixo do nível do mar em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, abrangendo desde o Espírito Santo até Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo.

Dia do Policial


Dia do Policial Hoje comemoramos o dia do policial!

A palavra polícia vem do latim “politia”, 
e significa governo de uma cidade. 
Sua função é manter a ordem pública, 
e combater o crime.

Há diversos tipos de policiais. 
Aqui no Brasil, a autoridade é dividida 
entre a polícia militar e a polícia civil. 
O policial militar, que também abrange 
os bombeiros, tem como principal função preservar a ordem pública.

Já o policial civil, é representado por delegados, e são eles que comandam 
as investigações.

Os policiais e bombeiros podem ser considerados heróis em muitos casos. 
Pois estão sempre fazendo tudo que podem para proteger e salvar o próximo.


29 de Setembro, dia dos três Arcanjos: 

São Gabriel, São Miguel e São Rafael. 


A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel Arcanjo (SMA)

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.[www.arcanjomiguel.net]

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.[www.arcanjomiguel.net]

"Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12, 7-8) [www.arcanjomiguel.net]

São Gabriel Arcanjo (SMA)

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: [www.arcanjomiguel.net]

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.(SMA)

São Rafael Arcanjo

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. [www.arcanjomiguel.net]

"Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).


Este Arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.







Qual a verdadeira origem do perturbador tabuleiro ouija?


O ouija, um tabuleiro que supostamente permite invocar e conversar com o espírito de pessoas mortas, é certamente um dos jogos mais perturbadoramente populares dos últimos séculos.

É um jogo tão simples quanto macabro: um tabuleiro com as letras do abecedário, os números de 0 a 9, e as palavras “sim”, “não” e “adeus”. Dessa forma, por meio de um ponteiro, esse jogo tornaria possível um contato com os seres do além, que utilizariam esses elementos para elaborar respostas às perguntas feitas.

São conhecidas as histórias e lendas populares em torno do ouija, que falam sobre os sérios riscos que correm todos aqueles que se atrevem a jogá-lo sem nenhum conhecimento prévio sobre os portais energéticos que se abrem e a possível passagem de almas malignas. No entanto, ainda se sabe pouco sobre sua origem.

Em algum momento, descobriu-se que as origens do ouija estariam no Antigo Egito. Trata-se de uma lenda que teve impulso com a divulgação que os comerciantes do tabuleiro fizeram para benefício próprio. Na verdade, os primeiros tabuleiros surgiram no século XIX, quando, por volta de 1890, o universo do espiritual, do oculto e do paranormal começou a ganhar muita força noa EUA e na Europa.

Mais tarde, Charles W. Kennard criou a empresa responsável pela construção dos tabuleiros ouija e transformou um jogo essencialmente ocultista em um dos mais populares jogos de mesa da cultura norte-americana. Em um dado momento, a patente foi vendida para William Fuld, um funcionário da empresa de Kennard, que continuou comercializando o jogo até ele ter seus direitos adquiridos pela Parker Brothers, em 1966.

Os maiores picos de venda do tabuleiro ouija ocorreram durante os momentos mais trágicos da história humana moderna: a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e, posteriormente, a Guerra do Golfo. As pessoas sempre acreditaram que se tratava de um método eficaz para contatar aqueles que já morreram.



Vídeo: revelado o mistério dos carros que levitam no trânsito na China


Num futuro próximo seria ótimo se os carros pudessem levitar na rua e escapar do trânsito, não? Na China, isso foi possível, mas de forma caótica. Câmeras de trânsito capturaram um vídeo que registra um acidente único e misterioso protagonizado por vários veículos, quando estavam prestes a atravessar um cruzamento de avenidas na cidade chinesa de Xingtai.

O evento, captado em vídeo e disseminado nas redes sociais, causou uma grande controvérsia entre os internautas, que, imediatamente, começaram a dar todo o tipo de explicações.

Enquanto muitos não hesitaram em afirmar que se trata de um truque com imagens falsas, outros o atribuíram a fenômenos magnéticos inesperados.

Finalmente, a imprensa local colocou um fim no debate, quando afirmou que tudo foi real e perfeitamente explicável: um cabo de aço que estava estirado na pista acabou se enroscando na maquinaria de um caminhão de lixo, o que causou o pitoresco acidente, que, felizmente, não deixou nenhum ferido.


Confira abaixo:




Terceiro maior país em extensão territorial

A China aparece na primeira posição quando o assunto é contingente populacional — estima-se que vivam lá 1,3 bilhão de pessoas

Durante os feriados nacionais, as praias do litoral do país ficam assim...
...da mesma forma que a Grande Muralha da China, visitada por turistas locais e estrangeiros




Após três décadas impedidos de terem mais de um filho, devido ao crescente envelhecimento populacional, os casais chineses, desde o fim de 2015, podem ser pais de até duas crianças 

Embora tal medida faça aumentar o número de pessoas economicamente ativas, também pode elevar o já abarrotado contingente populacional do gigante asiático

Só para você ter uma ideia: no ano passado, o vestibular chinês contou com 9,4 milhões de candidatos inscritos — praticamente a população inteira do estado de Pernambuco

Aqui você pode ter uma noção de como é embarcar no terminal ferroviário de uma das maiores cidades do país

Você até pode tentar escapar do transporte público apinhado de gente, mas também não vai muito longe dirigindo seu carro

A maior e mais alta ponte de vidro do mundo precisou ser fechada duas semanas após ser inaugurada porque não tinha estrutura para acomodar tantos visitantes: embora a previsão fosse de receber 800 pessoas por dia, já foram registradas 80 mil.




Com 1,6 milhão de detentos, o país abriga a segunda maior população carcerária do mundo — ficando atrás somente dos Estados Unidos

E com tanta gente se deslocando de lá para cá, o país investiu pesado nos últimos anos para ampliar sua infraestrutura rodoviária: prova disso é a ponte Qingdao Haiwan — a maior do mundo sobre a água, com 42,5 km de extensão





8 mistérios da Segunda Guerra Mundial que continuam sem resposta  

Ainda que a Segunda Guerra Mundial tenha gerado descobertas surpreendentes, é inegável o terror do holocausto e dos conflitos que permeiam o evento. Além disso, embora muitos pesquisadores e historiadores tenham tentado desvendar os mistérios de um conflito que marcou a história da humanidade, ainda são muitas as perguntas que continuam sem resposta.

A seguir, você confere oito fatos misteriosos e pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial:

1. Brasil: um país não tão neutro assim

Embora o Brasil seja conhecido como um país mais neutro, ou seja, que prefere não tomar parte das guerras e dos conflitos que acontecem mundialmente, durante a Segunda Guerra Mundial ele teve um papel bastante ativo. Em tempos de guerra, acreditava-se que os nazistas poderiam atacar a América do Sul, partindo das colônias francesas que ocupavam a África.
Tendo em vista essa possibilidade, os Estados Unidos criaram bases aeronáuticas no Nordeste brasileiro. Naquela época, eles usaram como fachada o investimento no desenvolvimento da aviação comercial – que não via novas tecnologias desde a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, as terras tupiniquins ficam em pontos estratégicos em relação à África.



As bases foram montadas na ilha de Fernando de Noronha e nas capitais nordestinas de Natal e Recife. Como tudo tem seu preço, Getúlio Vargas recebeu apoio americano, se autodeclarou presidente e as forças armadas nacionais foram renovadas – tanto é que até os próprios americanos vieram treinar o exército brasileiro para enfrentar os possíveis ataques nazistas.
Em 1941 um navio brasileiro foi atacado por um avião nazista e, no ano seguinte, outras dezenas foram dizimadas. Em agosto de 1942, 600 brasileiros foram mortos nos cinco navios atingidos pelo submarino U-507. No dia 22 do mesmo mês, Getúlio Vargas declarou o estado de beligerância (guerra) contra o Eixo.

2. A batalha (imaginária) de Los Angeles

Alguns meses após os eventos de Pearl Harbor, os EUA estavam passando por grandes dificuldades – principalmente na costa oeste. Todas as pessoas ficavam de olho nos céus com medo dos novos possíveis ataques japoneses. Em fevereiro de 1942, um submarino japonês bombardeou o campo petrolífero de Ellwood, que ficava próximo à Santa Barbara. Mais tarde naquele mês, a tensão explodiu em um ataque de histeria.
O desaparecimento de um balão meteorológico iniciou o pânico. Depois disso, fogos eram lançados no ar para encontrar possíveis ameaças ou avisar sobre perigo. Entretanto, o povo viu os sinais como sendo de mais ataques e acionou uma série de medidas antiaéreas. As atividades continuaram durante muitas noites. No fim, as únicas casualidades foram três vítimas mortas por ataque cardíaco e três por fogo-amigo.
Nenhum avião japonês foi visto e os próprios nipônicos negaram qualquer intenção de ataque próximo à Los Angeles. O mais engraçado é que os clarões também foram confundidos com um surto de OVNIS nesta cidade.
Na época, os jornais americanos afirmaram que a coisa toda era orquestrada para induzir o pânico e conseguir mais suporte para a guerra. Os militares pouco se preocuparam em aliviar as preocupações, sendo que uma investigação pública só foi realizada 40 anos depois do acontecido.

3. O misterioso desaparecimento do voo 19 e o Triângulo das Bermudas

Esse é um dos incidentes mais misteriosos de todos os tempos. Ele aconteceu após alguns meses do fim da guerra, embora envolva o exército norte-americano e um avião pilotado durante a Segunda Guerra Mundial. Nele, o tenente Charles Taylor liderava um grupo com cinco aviões TBM Avenger em um exercício de treino em direção à estação naval em Fort Lauderdale, Florida.
Pelo rádio, Taylor reclamou que sua bússola não estava funcionando e que ele não sabia onde estava. Após muitas horas de voo às cegas, os aviões ficaram sem combustível. Desde então, nenhum deles foi visto e todos os 14 homens envolvidos foram dados como mortos. O inquérito militar também não foi muito detalhado.
Taylor já possuía um histórico de se perder enquanto voava e diversos operadores de rádio – e até membros juniores do voo 19 – pareciam saber onde estavam. Mas, seguindo a liderança de Taylor, eles acabaram voando para algum lugar distante no Atlântico, em vez de retornarem para Florida.

Muito do mistério envolve os esforços dos militares para tentar convencer a mãe do tenente, que reclamou do inquérito que culpava seu filho sem evidências claras. Isso fez com que eles mudassem o documento para “causas desconhecidas”. Pouco tempo depois, novos elementos sobrenaturais foram inclusos na história, criando assim a lenda do Triângulo das Bermudas.
Nela, toda a tripulação havia tido premonições que os prevenia para não embarcar no voo amaldiçoado – fora as supostas transmissões de rádio como “o céu está todo errado aqui”. Mas, ainda assim, essa é uma lenda bem assustadora por si só – cinco aviões perdidos no mar aberto, com a noite se aproximando e condições meteorológicas ruins, sendo que as próprias causas das mortes dos tripulantes permanecem desconhecidas até hoje.
A última transmissão de rádio foi uma mensagem distorcida e incompreensível. Os operadores só conseguiram identificar os sinais de chamada dos aviões "FT…FT…FT…". Como os corpos dos tripulantes e as aeronaves nunca foram encontrados, a verdade por trás do voo 19 continua um mistério.


4. A estranha vida de Rudolf Hess


A vida de Rudolf Hess parece ter saído diretamente de um livro de espiões, repleto de reviravoltas bizarras e plots estranhos, que mascaram eventos ainda mais confusos. Hess foi uma figura proeminente na Alemanha, agindo como deputado de Hitler no Partido Nazista.


Nas vésperas da declaração de guerra alemã com a União Soviética, ele voou sozinho para a Escócia em uma tentativa de negociar a paz com o Reino Unido, mas em vez disso acabou sendo preso. Ele foi julgado na Nuremberga e sentenciado à prisão perpétua na Cadeia de Spandau, em Berlim, onde morreu em 1987. A pergunta que surge é: por que Rudolf Hess voou intencionalmente para a Escócia para ser preso?
Ficou claro que Hess queria tentar uma vitória diplomática ao selar um tratado de paz entre o Terceiro Reich e a Inglaterra, mas não há nenhum documento que evidencie que qualquer membro do governo britânico passasse a impressão de que um acordo poderia ser feito entre eles. Também não há nenhuma evidência de que os oficiais britânicos tenham enganado Hess e o obrigado a fazer esse voo.
O incidente também pode ser considerado um último esforço de Hess para ganhar a aprovação da Inglaterra, tendo em vista que uma guerra com a Rússia poderia eventualmente culminar no fim do Terceiro Reich. O evento continua um dos mistérios mais documentados e influentes da Segunda Guerra Mundial.

Há também algumas teorias conspiratórias por trás da história. Os russos sempre suspeitaram que Hess estava secretamente tentando unificar a Alemanha e Inglaterra, para que assim ambos pudessem atacar a Rússia.

Quando foi preso, a saúde de Rudolf também deteriorou bastante, sendo que, quando foi julgado, o homem sofria de amnésia e não conseguia se lembrar de seus tempos como nazista. Algumas pessoas acreditavam que o verdadeiro Hess estava escondido e que o homem que foi julgado e condenado era um impostor. As suspeitas só aumentaram quando ele foi o último habitante de Spandau, em 1987, sendo que o lugar foi demolido pouco tempo após sua morte.


5. Os aviões-fantasmas da Segunda Guerra Mundial

Embora pareçam lendas urbanas, existem diversas histórias que narram a aparição de aviões-fantasmas – poucas delas documentadas. Existem basicamente dois tipos. Na primeira, os aviões são vistos em um contexto pós-guerra, em que as pessoas acabam encontrando os veículos do passado.
Geralmente, o cenário envolve um jovem casal das décadas de 60, 70 ou 80 que afirma ter visto um modelo vintage cruzando os céus em baixa altitude – algumas vezes até um grupo deles. Algumas dessas histórias são bem embasadas: o avião some no ar, a aparição foi um augúrio de um acidente que ocorreu pouco tempo depois, os pilotos acenam tristemente para os espectadores abaixo etc. Alguns relatos envolvem especulações sobre “fendas no tempo”.
O segundo tipo é mais interessante – e macabro. Algumas aparições ocorreram durante a guerra. Nelas, as tramas abordam aviões que partiram em uma missão perigosa. Mais tarde, todas as aeronaves retornam, exceto uma. Todos observam os céus esperando o veículo, mas nada aparece. Até que, horas mais tarde, um som é ouvido a distância e um avião é visto.


Com muito trabalho, a aeronave consegue pousar. Mas, quando o povo se aproxima da cabine do piloto, ela está vazia e o tanque do avião completamente seco. Há variações em que a tripulação está abordo, mas morta. Em outras o avião está tão danificado que não teria como levantar voo.
Há uma história que diz que um avião destroçado foi visto horas depois do ataque de Pearl Harbor. As testemunhas conseguiram ver o piloto a bordo, mas, quando o avião caiu, não havia absolutamente nada dentro dele. Bizarro...


6. Os OVNIS participaram da guerra

O termo foo fighter foi usado pelos pilotos da infantaria aliada para designar os misteriosos fenômenos aéreos vistos nas missões do Teatro de Operações do Pacífico e nos céus da Europa. As primeiras aparições ocorreram em novembro de 1944, quando os pilotos que sobrevoavam a Alemanha reportaram terem visto objetos brilhantes voando em alta velocidade e acompanhando os aviões.
Esses misteriosos objetos foram descritos como bolas de fogo brilhantes vermelhas, brancas ou alaranjadas. Alguns pilotos disseram que elas pareciam com luzes da árvore de Natal, sendo que elas variavam de tamanho entre cerca de 91 metros e 30 centímetros. Os foo fighters não podiam ser derrubados ou superados.


Já os militares levaram as aparições a sério, suspeitando que as estranhas aparições fossem uma arma secreta alemã. Entretanto, investigações posteriores revelaram que os pilotos alemães e japoneses também reportam terem visto objetos semelhantes. Durante os tempos de guerra, o termo foo fighter se tornou sinônimo de qualquer visão de um OVNI. Muitas pessoas especularam o envolvimento extraterrestre.
Durante a Segunda Guerra, esses acontecimentos foram amplamente estudados. Até mesmo cientistas renomados, tais como David Griggs, Luis Alvarez e H.P. Robertson, também os avaliaram. Todavia, o fenômeno nunca foi explicado, uma vez que a maioria das informações sobre o acontecido foi mantida sobre sigilo e nunca foi revelada por nenhuma inteligência militar.

7. Os segredos da Câmera de Âmbar

Outro mistério da Segunda Guerra Mundial é o desaparecimento dos tesouros da Câmera de Âmbar. O local media 55 metros quadrados e consistia em diversos painéis decorados com âmbar, espelhos folheados a ouro e quatro mosaicos florences. O salão continha joias preciosas e uma estante contendo uma coleção de ilustrações raríssimas que retratavam relíquias valiosas da Prússia e da Rússia.
Os itens foram criados pelo Rei Friedrich I e foram dados de presente ao czar russo, Peter, o Grande, em 1716. As relíquias foram dispostas no Palácio de Catarina, próximo à São Petersburgo.Em 1942, os nazistas invadiram Leninegrado e roubaram o artefato e grande parte das relíquias do local. Eles expuseram a vitrine no Castelo de Königsberg durante a guerra.
Entretanto, em abril de 1945, após a rendição alemã, o tesouro não estava em nenhum lugar e não foi mais visto desde então. Todavia, recentemente foram descobertos indícios de um possível esconderijo subterrâneo onde o tesouro pode estar escondido.


8. As estranhas coincidências do “Deadly Double”

Se você vasculhar o mundo das experiências paranormais, eventualmente vai se deparar com a numerologia. Os numerologistas são pessoas que encontram significado em estranhas coincidências numéricas – que algumas vezes possuem credibilidade. Mas, no caso do “Deadly Double” (Mortal-Duplo), os números se aliam assustadoramente bem.
Algumas semanas antes dos ataques a Pearl Harbor, alguns anúncios estranhos apareceram em Nova York. Eles faziam propaganda de um novo jogo chamado “The Deadly Double”. Um deles mostrava um par de dados marcados com os números 0, 5, 7, XX, 24 e 12. Na parte de cima, uma série de chamadas em diversas línguas avisava: “Achtung! Warning! Alerte!" – ou seja: “Cuidado!”.






 O outro anúncio mostrava um grupo de pessoas abrigadas em um abrigo subterrâneo e explicava que o “joguinho de dados” era um item essencial para sobrevivência em caso de guerra. Estranhamente, até o logo da fabricante era uma suspeitosa águia dupla muito utilizada pelos alemães.
Ainda que os anúncios tenham uma aparência suspeita, apenas em retrospecto eles poderiam ter uma mensagem codificada. Por exemplo: os números poderiam fazer uma alusão à data do ataque de Pear Harbor (7/12), sendo que os outros números poderiam representar os códigos que deveriam ser decifrados pelos agentes que estavam disfarçados nos EUA.

Fora isso, o “Deadly Double” também foi considerado uma possível referência à dupla ameaça do Japão e da Alemanha. Como muitos mistérios recontados, as pessoas tendem a deixar de lado os fatos e enfatizam o desconhecido.

O cinco e o zero às vezes são considerados como uma possível previsão sobre o início do ataque, mas o primeiro avião só abriu fogo às 7:48 no horário local de Pear Harbor. Todavia, a identidade do criador da propaganda continua desconhecida até hoje. Pode parecer besteira, mas, na época, até mesmo o FBI se envolveu nas investigações sobre o “Deadly Double”.




























Em 29-09-1908 Morre Machado de Assis,


 um dos maiores escritores brasileiros



No dia 29 de setembro de 1908 morria, no Rio de Janeiro, um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial, o escritor Joaquim Maria Machado de Assis. Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, foi jornalista e crítico. Defensor da monarquia, testemunhou a mudança política no país para a república e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. 
Nascido no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, sua extensa obra é formada por nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do realismo no Brasil, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881). 
Sua primeira fase literária é constituída de obras como “Ressurreição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”, onde notam-se características do romantismo. Machado de Assis também influenciou grandes nomes como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros. 
Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões. Ele foi casado durante 35 anos com a portuguesa Carolina Augusta, com quem teria vivido uma "vida conjugal perfeita". Ambos não tiveram filhos. A morte de Carolina, aos 70 anos, em 20 de outubro de 1904 foi um choque na vida do escritor, que entrou em depressão e morreu quatro anos mais tarde. 
Machado dedicou a ela seu último soneto, "A Carolina", em que Manuel Bandeira afirmaria, anos mais tarde, que é uma das peças mais comoventes da literatura brasileira. Antes de sua morte, em 1908, Machado publicou suas últimas obras: “Esaú e Jacó” (1904), “Memorial de Aires” (1908), e “Relíquias da Casa Velha” (1906). No mesmo ano desta última obra, escreveu sua última peça teatral, “Lição de Botânica”.

EM 29-09-1927 Nasce Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo


No dia 29 de setembro de 1927 nascia, em São Paulo, Adhemar Ferreira da
Silva Pudger, vencedor de duas medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Helsinque (1952) e de Melbourne (1956). Ele começou a competir com 20 anos, pela equipe de atletismo do São Paulo Futebol Clube. 

Na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, Adhemar levou a medalha de ouro após saltar 16m22cm. Nos Jogos seguintes, em Melbourne, na Austrália, ele sofreu com uma dor de dente dois dias antes da prova, mas conseguiu fazer o tratamento e levou novamente a medalha de ouro no salto triplo, com a marca de 16,36 metros.

Além do excelente resultado em jogos olímpicos, Adhemar também foi pentacampeão sul-americano e tricampeão pan-americano (1951, 1955 e 1959). Ele ainda foi dez vezes campeão brasileiro e colecionou mais de 40 títulos e troféus internacionais. Fora das pistas de atletismo, Adhemar estudou escultura, comunicação social e educação física. Ele ainda foi ator na peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e no filme franco-brasileiro Orfeu Negro (1962), que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele morreu no dia 12 de janeiro de 2001, em São Paulo.

Em 29-09-1992 A Câmara vota pelo impeachment do presidente Collor

A Câmara de Deputados votou no dia 29 de setembro de 1992 pelo impedimento (impeachment) do presidente Fernando Collor de Mello, por 441 contra 33 votos, por conta de denúncias de corrupção em seu governo. Collor renunciou ao cargo em 29 de dezembro de 1992, antes de ser condenado pelo Senado. No dia seguinte, ele foi condenado à perda do mandato e ficou inelegível por oito anos. Seu posto foi ocupado pelo então vice-presidente, Itamar Franco.
Collor, então o presidente mais jovem do Brasil, na época com 40 anos, teve um governo marcado pelo Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e o início de um programa nacional de desestatização. Inicialmente, as medidas do seu Plano tiveram uma boa aceitação, mas ao longo do tempo aprofundaram a recessão econômica e aumentaram inflação, que chegou aos 1200% ao ano. Para agravar ainda mais o quadro, um grande esquema de corrupção foi denunciado pelo seu irmão Pedro Collor de Mello, em maio de 1992. Entre os envolvidos estavam o tesoureiro Paulo César Farias (peça central no esquema), ministros, amigos e até a primeira-dama Roseane Collor.

Em 29-09-1996 Lançado o videogame Nintendo 64, o último a usar cartuchos de memória

No dia 29 de setembro de 1996 ocorria nos Estados Unidos o lançamento do
Nintendo 64 (N64), terceiro console da empresa japonesa de mesmo nome. Poucos meses antes, o videogame havia sido lançado no Japão, no dia 23 de junho. O Nintendo 64 foi o último console a usar cartuchos de memória, enquanto produtos rivais já haviam aderido ao CD-ROM. Entre os jogos do videogame que conquistaram maior sucesso pode-se destacar: Doom, Super Mario, Mario Kart, Star Fox, The Legend of Zelda (Ocarina of Time e Majora's Mask), Mortal Kombat Trilogy e Wave Race.
Comercialmente falando, o N64 vendeu mais de 20 milhões de unidades nos EUA, ficando na segunda posição. Perdeu somente para o PS1, com 40 milhões. Mundialmente, o videogame vendeu um total de 32 milhões de unidades, sendo novamente superado pelo PS1, com 102 milhões.



Em 29-09-2006 Avião da Gol cai após colidir no ar 


com o jatinho Legacy


Uma das maiores tragédias da aviação brasileira ocorria em um dia como este, em 2006. O Boeing 737-800, da Gol Transportes Aéreos, sofreu um choque no ar com o jato executivo Embraer Legacy 600 e caiu em uma área densa de floresta amazônica na Serra do Cachimbo, a duzentos quilômetros de Peixoto de Azevedo, na região norte do estado de Mato Grosso. Todas as 154 pessoas a bordo do avião da Gol morreram. Já as sete pessoas que estavam no Legacy sobreviveram. A aeronave ficou danificada e fez um pouco de emergência na Base Aérea do Cachimbo, no centro-sul do Pará. 
O avião da Gol havia decolado de Manaus com destino a Brasília, no voo 1907. Já o Legacy estava indo para os Estados Unidos, mas teria que fazer uma parada obrigatória em Manaus para cumprir um procedimento alfandegário. 
Os destroços do Boeing foram encontrados no dia seguinte, 30 de setembro. Mais de cem homens participaram das operações de busca e, no final deste dia, a FAB divulgou nota à imprensa confirmando que não houve sobreviventes. As buscas pelos corpos foram foram oficialmente encerradas em 22 de novembro quando foram identificados os restos mortais do último passageiro, por teste de DNA.
Após um longo e conturbado processo de investigação sobre as causas do acidente, um relatório final divulgado em dezembro de 2008 apontou que vários fatores contribuíram para a tragédia, entre eles uma sequência de procedimentos realizados fora do padrão tanto pelos controladores de voo brasileiros como pelos pilotos do Legacy.




Em 29-09-2012 O adeus da “rainha da televisão 


brasileira”, a apresentadora Hebe Camargo


Conhecida como a “rainha da televisão brasileira”, a apresentadora Hebe
Camargo dava o seu adeus no dia 29 de setembro de 2012, após sofrer uma parada cardíaca, aos 83 anos. Hebe morreu enquanto dormia, em São Paulo. Em 2010, ela havia lutado contra câncer raro, um tumor primário de peritônio. Hebe passou por cirurgia e quimioterapia e retornou ao trabalho em março do mesmo ano.
Nascida em Taubaté (SP), no dia 8 de março de 1929, a história da apresentadora se confunde com a da televisão no Brasil. Com 15 anos de idade, ela começava a carreira como cantora na rádio Tupi, em São Paulo. Anos mais tarde, em 1955, comandava o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres. Até então, Hebe aparecia com os cabelos escuros, seu tom original. Contudo, em 1957, mudou o visual para louro, que se tornou uma de suas marcas.
Ao longo de sua carreira, Hebe passou por quase todas as emissoras de televisão do país, como Record e a Bandeirantes, nos anos 70 e 80. Na Bandeirantes, ficou até 1985, quando foi contratada pelo SBT. Ela permaneceu neste último até dezembro de 2010, quando assinou com a RedeTV!. Hebe ficou ali até setembro de 2012. No mesmo ano, a apresentadora retornou para o SBT, onde trabalhou até a época de sua morte.



Fontes: esoterium
              seuhistory.com
              BBC MUNDO  TARINGA  ICI  GIPHY            

  •           IO9 
  • HITLER NEWS  
  • TRUTH THEORY










  • Comentários